Linha de pesquisa: Fatores de Risco à Saúde na Indústria da Cadeia de Petróleo
Os derivados do petróleo apresentam, em sua composição, hidrocarbonetos aromáticos e metais pesados, substâncias relativamente solúveis em água e consideradas cancerígenas. Esses compostos podem contaminar fontes de água, o ar e o solo, e consequentemente, alimentos. Assim, nesta linha de pesquisa serão desenvolvidos projetos de pesquisa em que a temática permeie problemas diários (e inovações alternativas) da população e dos profissionais envolvidos com fatores de risco à saúde humana na indústria da cadeia de petróleo, possibilitando a geração de conhecimentos e práticas benéficas para o atendimento da população, dos profissionais e para os serviços de saúde.
Linha de pesquisa: Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Doenças em Cidades Litorâneas com atividade portuária e petroquímica
A região portuária e seu entorno aglutinam riscos sanitários e ambientais que afetam a saúde da população e dos profissionais envolvidos nestas atividades comerciais acarretando demandas específicas para os sistemas de saúde. Este projeto visa estudar esta problemática e suas repercussões.
A população da região metropolitana da Baixada Santista distingue-se das demais regiões metropolitanas do país pela forte interação com a atividade portuária e petroquímica ali instaladas. Essa interação promove efeitos benéficos na economia bem como propicia diversas mudanças ambientais e na saúde da população. Assim, há necessidade de criar enfoques específicos de atenção à saúde para estas cidades. Neste contexto, particular atenção deve ser dada às ações preventivas nas questões de saúde e ocupação laboral bem como à vulnerabilidade às doenças, aos transtornos mentais e do comportamento que trazem risco psicossocial não somente aos trabalhadores envolvidos nestas atividades econômicas, mas também para a população. Além disso, ações de vigilância sanitária e epidemiológica nestas cidades são fundamentais para o diagnóstico precoce de agravos à saúde bem como para o planejamento de ações efetivas que possam garantir a qualidade de vida e a promoção da saúde. Assim, enfoques relacionados à saúde e aos riscos envolvidos, são abordados e investigados nessa linha envolvendo diferentes projetos de pesquisa, com os objetivos de buscar alternativas de condutas resultantes de métodos de pesquisa com bases confiáveis e aplicáveis.