Linha de pesquisa 1: Fatores de Risco à Saúde na Indústria da Cadeia de Petróleo, projetos de pesquisa.
a) Fatores de risco ambientais e ocupacionais em cidades litorâneas que abrigam indústria petroleira e portuária
Este projeto objetiva identificar, avaliar e propor mecanismos educacionais e terapêuticos para os enfrentamentos de afecções bucais, ou sistêmicas com manifestações orais, decorrentes de riscos ambientais e ocupacionais na população de cidades litorâneas que abrigam atividades petroleiras e portuárias.
b) Associação de toxicidade ambiental e/ou ocupacional da indústria da cadeia de gás e petróleo com defeitos congênitos e sua repercussão nos sistemas de saúde
A utilização da metodologia Cochrane no rastreamento do conhecimento atual da literatura nacional e estrangeira pode permitir a produção de conhecimento novo e auxiliar na implementação de medidas de ordem organizacional e/ou de atuação profissional na abordagem de diversos problemas de saúde, como na relação entre os efeitos tóxicos da indústria da cadeia de gás e petróleo com defeitos congênitos. Assim, este projeto lançará mão desta e de outras ferramentas para abordar esta temática.
c) Epidemiologia das doenças que cursam com neurite ópticas recorrentes na população da baixada santista
Doenças desmielinizantes do sistema nervoso central são condições crônicas de caráter imunológico que afetam particularmente pacientes jovens. Entre estas doenças, destacam-se a esclerose múltipla, a neuromielite óptica e a neurite óptica recorrente inflamatória. Não é raro que indivíduos no auge da vida produtiva sejam afastados do trabalho temporária ou permanentemente devido a episódios desmielinizantes. Este projeto visa avaliar a epidemiologia destas doenças na população da baixada santista.
d) Alterações musculoesqueléticas e respiratórias derivadas das atividades industriais e comerciais desenvolvidas na região da baixada santista.
Este projeto objetiva avaliar as alterações músculo esqueléticas e respiratórias derivadas das atividades industriais e comerciais desenvolvidas na baixada santistas, bem como sua repercussão nos sistemas de saúde, levando ao aprimoramento de produtos e técnicas (protocolos clínicos, protocolos ambientais), processos e gestão e educação em saúde.
e) Análise de Toxicologia Ambiental na região portuária e petroquímica (em desenvolvimento e com previsão para a partir de 2021, de acordo com plano de desenvolvimento estratégico)
Este projeto visa avaliar impactos no meio ambiente (água, solo, ar, plantas, animais e humanos) oriundos da atividade portuária e da indústria de petróleo na região de Santos. Serão realizados o diagnóstico, a prevenção e o controle, por meio do emprego de biomarcadores ambientais, bioindicadores, dosagens de metais tóxicos e análises físico-químicas.
f) Estudo das doenças respiratórias associadas com a poluição do ar nas cidades com atividade petroquímica (em desenvolvimento e com previsão para a partir de 2021, de acordo com plano de desenvolvimento estratégico)
Este projeto tem o objetivo de avaliar a incidência de doenças respiratórias nas cidades com atividade petroquímica. Além disso, avaliar a possível relação dessas doenças com a poluição do ar.
g) Síntese de evidências sobre estratégias terapêuticas e preventivas para doenças relacionadas a atividades ocupacionais e à fatores ambientais (em desenvolvimento e com previsão para a partir de 2021, de acordo com plano de desenvolvimento estratégico)
Este projeto tem como objetivo mapear, sintetizar e analisar qualitativa e quantitativamente as melhores evidências científicas disponíveis e fornecer resultados confiáveis sobre as diferentes estratégias terapêuticas e preventivas recomendadas para doenças relacionadas a atividades ocupacionais ou à fatores ambientais. Este projeto ocorre por meio da realização de revisões sistemáticas e metanálises conduzidas de acordo com o Manual Cochrane para Revisões Sistemáticas de Intervenção e as diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses).
Linha de Pesquisa 2: Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Doenças em Cidades Litorâneas com atividade portuária e petroquímica.
a) Desenvolvimento de novos insumos e tecnologias na área de saúde e meio ambiente
Esse projeto visa desenvolver novos produtos na área de saúde através de estudos sistematizados e bem controlados como também promover inovação tecnológica para a prevenção secundária das doenças e sua relação ao meio ambiente.
b) Estudo epidemiológico na área de doenças infecciosas e/ou sexualmente transmissíveis em cidades litorâneas com atividade portuária e petroquímica
Este projeto objetiva estudar a prevalência de doenças infecciosas e parasitárias em cidades litorâneas com atividade portuária e petroquímica, seus reflexos nas redes locais de saúde, bem como programas de ações educacionais e preventivas de saúde neste tema.
c) Biossegurança e controle biológico em serviços de saúde de cidades litorâneas com atividade portuária e petroquímica
Este projeto tem como meta avaliar os aspectos relacionados à saúde e segurança no trabalho em serviços de saúde e ao processamento de resíduos destes serviços em cidades litorâneas com atividade portuária e petroquímica. Assim aspectos como biossegurança, riscos e doenças ocupacionais em saúde, meios de proteção individual e coletiva em saúde, classificação de insumos para saúde, dentre outros que compõem o trabalho em saúde serão objetos de estudo deste projeto para aprimoramento de produtos, técnicas e processos e gestão e educação em saúde.
d) Fatores ambientais e saúde
Este projeto visa abordar a repercussão dos fatores ambientais na saúde da população de cidades que abrigam atividade portuária e petrolífera avaliando fatores epidemiológicos, educacionais, preventivos e a repercussão nos sistemas de saúde.
e) Doenças neoplásicas e degenerativas em cidades litorâneas que abrigam atividade petrolífera e portuária
Este projeto visa avaliar epidemiologia das neoplasias e doenças degenerativas nas populações de cidades litorâneas que abrigam atividade petrolífera e portuária, assim como avaliar as ações preventivas, educacionais e terapêuticas da estrutura de saúde nestas cidades.
f) Síntese de evidências em avaliação de novas tecnologias em saúde (em desenvolvimento e com previsão para a partir de 2021, de acordo com plano de desenvolvimento estratégico)
Este projeto tem como objetivo mapear, sintetizar e analisar qualitativa e quantitativamente as melhores evidências científicas disponíveis e fornecer resultados confiáveis sobre a avaliação de novas tecnologias em saúde relacionadas a medicamentos e procedimentos, bem como os estudos de avaliação econômica em saúde. Este projeto ocorre por meio realização de sínteses rápidas e revisões sistemáticas conduzidas de acordo com o Manual Cochrane para Revisões Sistemáticas de Intervenção, Manual Cochrane para Revisões Sistemáticas de Testes Diagnósticos, e as diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses).
g) Desenvolvimento de novas tecnologias para aplicação na população portuária (em desenvolvimento e com previsão para a partir de 2021, de acordo com plano de desenvolvimento estratégico)
Elaboração de novas formas de tecnologia, como aplicativos ou aparelhos que facilitem o cumprimento de protocolos de biossegurança pelos trabalhadores do porto de Santos, além de emitir alertas relacionados a prevenção de doenças e qualidade de vida.
Linha de Pesquisa 3: Estratégias de Saúde e Meio Ambiente na Qualidade de Vida em regiões portuárias (em desenvolvimento e com previsão para a partir de 2021, de acordo com plano de desenvolvimento estratégico)
a) Estudo epidemiológico de doenças cardiovasculares em cidades litorâneas com atividade portuária e petroquímica
Este projeto tem como objetivo analisar a prevalência das doenças crônicas cardiovasculares correlacionando com os fatores de risco como tabagismo, alcoolismo, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, sedentarismo e sobrepeso/obesidade e associar com as características sociodemográficas em cidades litorâneas com atividade portuária e petroquímica e propor o desenvolvimento de ações de prevenção e promoção da qualidade vida.
b) Qualidade de vida dos animais, seres humanos e ambiente
Animais de estimação interferem positivamente na qualidade de vida dos seres humanos. Pesquisas comprovam que uma criança ao acariciar um cão apresenta aumento dos níveis de IgA. Crianças que convivem com animais de companhia apresentam menores níveis de IgE e, consequentemente, menos alergia. Idosos que convivem com animais de estimação apresentam um sentimento de troca afetiva, de utilidade, de motivação e de suporte das vivências pessoais nessa fase de vida. Os animais de estimação têm apresentado um papel tão relevante na sociedade, nos últimos anos, que se estabeleceu o conceito de família multiespécie; ou seja, os cães, gatos, peixes passaram a ter a importância de um membro da família. Pesquisas também comprovam que o sofrimento dos animais provoca sofrimento nas pessoas. Considerando isso esse projeto tem a função de avaliar a interface da saúde e qualidade de vida das pessoas, animais e ambiente.
c) Síntese de evidências sobre as estratégias de promoção à saúde e qualidade de vida.
Este projeto tem como objetivo mapear, sintetizar e analisar qualitativa e quantitativamente as melhores evidências científicas disponíveis e fornecer resultados confiáveis sobre as diferentes de promoção à saúde e melhora da qualidade de vida, considerando aspectos físicos, mentais, políticos e comportamentais. Este projeto ocorre por meio da realização de revisões sistemáticas e metanálises conduzidas de acordo com o Manual Cochrane para Revisões Sistemáticas de Intervenção e as diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses).
d) Estudo sobre a função renal de idosos e a prevenção dos fatores associados com a lesão renal
Este projeto tem como objetivo avaliar a função renal de idosos que moram na região litorânea com atividade portuária. Além disso, avaliar quais fatores podem estar associados com as alterações renais dessa população, com o objetivo de promover ações de prevenção e controle desses fatores de risco.
e) Estudo das doenças odontológicas e das estratégias de promoção à saúde e qualidade de vida na população portuária
Este projeto tem como objetivo analisar a prevalência das doenças odontológicas e outros fatores de risco (tabagismo, alcoolismo, diabetes, bruxismo, DTM, etc) na população portuária e propor o desenvolvimento de estratégias de prevenção e promoção da qualidade vida e redução dos dias perdidos de trabalho.
MESTRADO UNIMES
Medicina: Meio Ambiente e Saúde